Blog da Proma
Promaflex Segue Rumo ao Crescimento Sustentável
Os rumos da construção civil, um dos destaques desta entrevista com Marcos de Mello Velletri, diretor de insumos e tecnologia da Vice presidência de Tecnologia e Sustentabilidade e CEO da Promaflex, ainda são desafiadores. Afinal, estamos falando de um cenário com inflação e taxa Selic ainda em elevação. Apesar disso, resiliente como sempre, o segmento enxerga um horizonte com viés positivo à frente. A aposta vem do segmento habitacional, já que a intenção de compra permanece em alta mesmo com a pandemia. Segundo o executivo, que prefere manter um otimismo moderado em função das variáveis que ainda impactam o mercado, a Promaflex continuará presente em todas as obras que requerem proteção aos seus componentes. “Estamos trabalhando para que 2022 seja um ano de crescimento sustentável”.
Existe uma grande expectativa em relação à Construção Civil em 2022. O setor já sinaliza crescimento?
O ano de 2021 foi marcado tanto por aumento em lançamentos imobiliários quanto em vendas no primeiro semestre. Alguns levantamentos sistemáticos feitos pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (Secovi-SP), no entanto, indicaram um arrefecimento no terceiro trimestre. A previsão para 2022 é que o mercado se mantenha estável.
Em sua opinião, quais são os desafios da Promaflex ao levar inovação a um setor tradicionalmente conhecido pela adoção de técnicas construtivas conservadoras e pouco produtivas?
O custo da construção aumentou consideravelmente nos últimos meses, obrigando os produtos imobiliários a se adequarem a essa realidade. Por isso, a Promaflex tem buscado cada vez mais oferecer soluções inovadoras com qualidade e preço de acordo com as necessidades do mercado.
Como você avalia o comportamento do mercado daqui por diante, tendo em vista as mudanças no perfil do consumidor, sobretudo após a pandemia?
O déficit habitacional ainda é muito grande e a intenção de compra continua alta mesmo diante da pandemia. Aliás, tivemos uma queda muito leve. Quanto às expectativas, muitos ainda temem a inflação e a taxa Selic ainda em elevação.
Há anos se fala na industrialização do canteiro de obras. Como a Promaflex tem contribuído para melhorar seus produtos nesse sentido? A construção civil é uma indústria que se instala em cada obra e depende muito da repetitividade na utilização dos produtos. A contribuição é estar presente nas obras que requerem proteção de seus componentes, buscando novas soluções e apresentando inovações às construtoras. Estamos trabalhando para que 2022 seja um ano de crescimento sustentável.