Blog da Proma
Como a Promaflex Consegue Reduzir Custos na Construção Civil por Meio da Eficiência
O aumento preocupante no preço de materiais de construção é uma pauta relevante para quem atua nesse importante setor da economia, bem como para pessoas que estão envolvidas com obras.
O fato é que o cenário de inflação global fez com que os Brancos Centrais de muitas nações tivessem que aumentar os juros em seus países, de modo a controlar essa pressão inflacionária.
Vemos isso claramente no Brasil. O Banco Central (Bacen) aumentou a Taxa Selic, nossa Taxa Básica de Juros, de 2% para 13,75% ao ano, entre 2021 e 2022, para controlar a inflação crescente e persistente.
O efeito do aumento nas taxas de juros e nos preços de materiais de construção é extremamente pesado para os brasileiros. Quem está construindo sua casa própria, por exemplo, está sentindo na pele, ou melhor, no bolso, tal elevação nos custos.
Nesse cenário pouco favorável, e sem perspectiva de melhora, otimizar a eficiência durante a construção, evitando desperdícios, perdas de materiais e custos adicionais com manutenção, é extremamente importante para trazer um alívio nesse aumento nos preços da matéria-prima.
De eficiência na construção civil, a Promaflex entende muito bem. Por isso, decidimos produzir esse artigo para tranquilizar quem está construindo ou quem vai construir nos próximos meses.
Temos a solução que procura para que seu orçamento não seja comprometido durante a construção. Vamos conhecê-las?
- Por que os custos para a construção civil estão aumentando tanto?
- Como reduzir custos através da eficiência com a Promaflex
Por que os custos para a construção civil estão aumentando tanto?
Conforme um levantamento conduzido pelo Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI), o valor de um metro quadrado de construção civil subiu quase 50% nos últimos cinco anos. Só no primeiro semestre de 2022, o aumento superou a marca dos 2%.
Tamanho acréscimo no preço de compra se deve ao aumento no valor de comercialização de matérias-primas, sendo que o preço desses insumos é repassado ao consumidor final, durante a aquisição de materiais para a obra.
O cimento e o ferro são alguns dos materiais que ficaram mais caros. Sendo que precisamos de um alto volume desses insumos durante a construção, é fácil entender porque nossas obras e reformas estão mais e mais custosas.
Outro índice, o INCC (Índice Nacional de Construção Civil), uma métrica usada para mensurar quanto está custando construir no Brasil, também está aumentando bastante nos últimos meses.
O acumulado do INCC no ano de 2022 está em 8,44%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Construir e se envolver com obras ficou tão caro que muitas pessoas estão desistindo do sonho da casa própria ou da desejada reforma.
Afinal, quando a inflação está alta, como estamos vendo na atualidade, o setor de construção civil é o primeiro a receber cortes no orçamento familiar.
Pensando nisso, a Promaflex tem a solução para você não desistir do seu sonho e finalmente tirar o projeto de construção do papel. Por meio da eficiência das nossas soluções, é possível driblar a alta nos preços dos materiais de construção civil.
Como reduzir custos através da eficiência com a Promaflex
A Promaflex atua no ramo de filmes de proteção desde 1988. Nossas soluções caminham lado a lado com o desenvolvimento do setor de construção civil no Brasil, ajudando na redução de custos durante a execução de obras.
Quando nossos filmes de proteção entram em cena, além do aumento da segurança da obra, ajudamos no processo de redução de custos.
Em um momento de inflação alta, especialmente sobre os insumos de construção civil, isso é muito relevante, pois nossas soluções mantêm as despesas ainda dentro do orçamento.
Ao proteger superfícies, como janelas, bancadas, pisos e vidros, nossos filmes evitam que estes sejam danificados, proporcionando uma economia ao responsável pela obra.
Sabemos que acidentes e imprevistos acontecem, ainda mais quando falamos sobre construção e reformas.
Quedas de equipamentos ocorrem a todo instante, sem falar nos riscos em superfícies que são consequências da movimentação constante no canteiro de obras.
Sem a proteção, por exemplo, o piso e superfícies de vidro são danificados e quebrados, respectivamente.
Pouco a pouco, as despesas com reparos começam a pesar no orçamento final, o que caracteriza uma situação indesejável para quem está envolvido em um projeto de construção. Ao mesmo tempo em que o empreendimento vai ficando mais caro e mais longo, a qualidade do serviço também é reduzida.
Considerando o momento atual no mercado de construção, fazer reparos, que poderiam ter sido evitados através da proteção, a execução de um projeto pode se tornar ainda mais custosa e demorada, pois também estamos passando por uma situação de escassez de peças e insumos.
Por conta dessas e outras razões, nossos filmes de proteção ajudam a aliviar custos por meio da eficiência.
Além disso, ao proteger superfícies, é possível evitar gastos com retrabalhos, trazendo agilidade e economia no processo produtivo.
Por exemplo, o Promapiso, uma das nossas soluções, protege pisos de porcelanato e outras superfícies com brilho. Assim, é viável realizar a pintura da obra e outros serviços em simultâneo, proporcionando mais rapidez no empreendimento.
Quanto menos tempo de obra, menos gastos, certo? É dessa maneira que o Promapiso traz um respiro ao bolso do consumidor em um ciclo econômico em que a inflação está elevada demais.
Ainda, o Protelhado proporciona economia do uso do ar-condicionado, já que essa solução torna o ambiente mais fresco por si só. Em tempos de juros altos, a redução de custos como esse proporciona grandes resultados ao final de cada mês.
A nossa solução Providro, por sua vez, protege superfícies de vidro. Sua função é assegurar a integridade dessas superfícies sensíveis, evitando riscos durante o manuseio e transporte dos materiais, além de proteger o vidro durante o processo de pintura de fachada e de paredes internas.
Vale mencionar que todas as nossas soluções são simples para serem instaladas e possuem um ótimo custo-benefício. Entendemos que, nos tempos atuais da construção civil, proteção é sinônimo de economia de recursos.
O mercado de construção civil vai mostrando sinais de recuperação, à medida que a pressão inflacionária perde a força que vimos no primeiro semestre de 2022.
Pouco a pouco, o brasileiro restitui o seu poder de compra e projetos de obras e reformas voltam ao radar da população. O momento de colocar a “mão na massa” pode estar mais perto do que imagina.
Quando ele chegar, conte com a Promaflex e todos os produtos direcionados para a Construção Civil. Vamos garantir a eficiência e a agilidade da sua obra, sem abrir mão da economia de recursos.