Blog da Proma
Tendências para a Construção Civil em 2023
Agora que 2022 chegou ao fim, podemos concluir que o ano trouxe muitos desafios para a economia brasileira, especialmente no setor de Construção Civil.
Afinal, a alta na taxa básica de juros, acompanhando a inflação persistente, teve a consequência de desacelerar a economia, fazendo com que muitos brasileiros adiassem seus projetos de construir ou reformar.
Porém, o ano de 2023 promete ser de retomada para esse segmento da economia. Analistas econômicos já avistam um corte na taxa de juros ainda no próximo ano, sem mencionar que a inflação começa a ceder.
Sendo assim, quais são as tendências para a Construção Civil e como a tecnologia e a inovação terão um papel central na retomada do setor?
Preparamos esse artigo para abordar esse assunto, bem como mostrar como a Promaflex, por meio de nossos filmes de proteção e soluções, pode ser uma parceira nesse momento de repique na economia.
- O futuro e as tendências para a Construção Civil em 2023
- Tendências para a Construção Civil: a tecnologia e a inovação em foco
O futuro e as tendências para a Construção Civil em 2023
A Construção Civil é um pilar muito importante para sustentar a economia do Brasil. Além de ser um segmento que gera empregos para milhares de brasileiros, a sua parcela dentro do PIB ocupa margens relevantes demais para serem ignoradas.
Nesse sentido, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), juntamente com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), já definiu alguns pontos que merecem a atenção do segmento ao longo de 2023, sendo eles:
- Os setores mais fragilizados pela crise decorrente da pandemia, em 2020, e pela consequente instabilidade econômica, percebida em 2021 e 2022, têm grande chance de retomada em 2023, incluindo a Construção Civil.
- Haverá um incremento nas atividades do setor. Afinal, com juros mais baixos e menos inflação, há espaço para as famílias brasileiras voltarem a pensar em obras e reformas, bem como empresas se sentem motivadas a iniciar projetos de expansão.
- O aumento da confiança da classe empresarial culmina na retomada de investimentos, nacionais e estrangeiros, em obras de infraestrutura.
- É claro que a renovação do Programa Casa Amarela, originado do extinto “Minha Casa, Minha Vida”, também é um ponto a ser observado, uma vez que esse incentivo pode reaquecer o setor de Construção Civil.
Todos esses critérios irão ditar o ritmo das tendências na Construção Civil em 2023. Temos todas as razões para iniciar o novo ciclo com muito otimismo.
Afinal, os últimos anos para quem está nesse segmento foi de muitos desafios, mas também de muito desenvolvimento em pesquisa e inovação.
É sobre esses avanços recentes que queremos discutir agora.
Tendências para a Construção Civil: a tecnologia e a inovação em foco
Mesmo diante do cenário macroeconômico desfavorável, intensificado pela alta inflação global e conflito na Ucrânia, o setor da Construção Civil pode ter crescido em 6%, de acordo com estimativas da CBIC (Câmara Brasileira da Construção).
Essa expansão se deve à aplicação da tecnologia e inovação nesse setor, o que ajudou expressivamente construtoras e incorporadoras a evitar desperdícios e agilizar projetos, aliviando o custo para o consumidor final.
As tendências para a Construção Civil em 2023 mostram a permanência da tecnologia e da inovação nessas atividades, tornando o setor ainda mais dinâmico.
Vejamos algumas das tecnologias que estão ajudando o segmento a retomar suas atividades e que virão com toda a força nos próximos meses:
- O avanço das construtechs, ou seja, construtoras que utilizam sistemas de gestão, sensores, câmeras e outros dispositivos capazes de se conectarem entre si para reduzir custos operacionais, aumentar a segurança no canteiro de obras, potencializar a produtividade, acompanhar as operações logísticas em tempo real e realizar a gestão de resíduos.
- O uso intensivo da Inteligência Artificial e IoT para automatizar tarefas no canteiro de obras, bem como aumentar a assertividade na execução dessas atividades. A precisão da tecnologia traz muitos benefícios à Construção Civil, incluindo a longevidade e resiliência da obra.
- Para a avaliação termográfica de revestimentos, avaliação do terreno, identificação de falhas e vulnerabilidades e mapeamento 3D, os drones estão ficando cada vez mais populares, aumentando a eficiência e o acompanhamento do projeto.
- Em 2023, as tendências para a Construção Civil ainda apontam para a sustentabilidade, o que envolve o uso otimizado e consciente de insumos, bem como a redução de desperdícios.
- Aliás, a sustentabilidade também se fará presente nos materiais selecionados para a execução do projeto, como os tijolos ecológicos e a geração de energia solar. Além disso, o uso de sensores para controlar o uso de água em torneiras e o consumo de energia em equipamentos é uma medida que vai além da redução de gastos, pois a preocupação é, acima de tudo, ambiental.
Também alinhada com os princípios de inovação e sustentabilidade, a Promaflex leva eficiência e economia de recursos para os projetos em que se envolve por meio de filmes de proteção.
Com menos danos inesperados e mais proteção no canteiro de obras, é possível otimizar a gestão de recursos, eliminar gastos fora do orçamento e aumentar a segurança das operações.
De olho nas tendências para a Construção Civil em 2023, estamos preparados para participar ativamente da retomada desse segmento.
Temos certeza que os próximos meses serão de muito crescimento!