Blog da Proma
Inovação impulsiona soluções mais sustentáveis e seguras para o plástico
A Inovação é um tema que está na ordem do dia entre as empresas de todo o mundo, nos mais variados setores, sobretudo nas economias competitivas. O setor de plásticos, no qual a Promaflex atua em seus 35 anos de fundação, é um dos que mais se destaca pela inovação contínua e acelerada. A busca por soluções mais sustentáveis, eficientes e de alta qualidade impulsionou o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, moldando a indústria de plásticos como a conhecemos atualmente.
O plástico tornou-se um material quase onipresente na economia, graças a seu baixo custo e suas propriedades funcionais, como leveza e durabilidade. De acordo com o estudo “The New Plastics Economy”, da consultoria americana McKinsey, seu uso aumentou 20 vezes no último meio século e deve ainda dobrar nos próximos 20 anos. Por isso, é essencial que seja bem manuseado.
A consequência é que uma das principais inovações ocorreu no campo da reciclagem de plásticos. A conscientização sobre os impactos ambientais causados pelo uso inadequado de plásticos levou a um movimento em direção à reciclagem e reutilização de materiais.
A Promaflex foi uma das pioneiras na área de reciclagem em seu setor no Brasil. Hoje, a empresa, recicla a totalidade dos seus resíduos industriais. E quase a totalidade dos resíduos são reutilizados internamente na cadeia de produção.
Já os filmes plásticos à base de solvente contam com sistema de recuperação que torna 90% do insumo reutilizável na Promaflex. A água usada na fabricação dos filmes plásticos é reaproveitada para refrigeração de máquinas e as aparas remanescentes são também reaproveitadas na célula de reciclagem, que dispõe de um sistema completo com picotadores, moinhos, aglutinadores e máquina extrusora.
Além das questões ambientais, as inovações tecnológicas e de processo são comuns ao setor de plásticos. O aprimoramento de técnicas de moldagem por injeção, extrusão e sopro permitiu a produção em larga escala de produtos plásticos complexos, com maior precisão e eficiência.
As melhorias tecnológicas tornaram possível a fabricação de peças plásticas mais leves, duráveis e econômicas, ampliando o espectro de aplicações dos plásticos em diversos setores, como automotivo, construção civil e agricultura, setores nos quais a Promaflex atua decisivamente.
A Promaflex desenvolveu, por exemplo, soluções inovadoras para filme de proteção para o setor automotivo, que se tornaram referência no mercado. Produzido em poliolefínico branco de alta adesão e baixo tack (força de contato inicial de um adesivo com a superfície onde ele será colado), o filme garante a proteção da superfície externa de veículos e de peças pintadas contra possíveis danos durante a fabricação, entrega na concessionária até o recebimento pelo cliente.
Novos materiais plásticos
As últimas décadas também foram marcadas por avanços na pesquisa de novos materiais plásticos. Novas formulações foram desenvolvidas para atender às necessidades específicas de diferentes indústrias. Plásticos com alta resistência térmica, característica de barreira, resistência química e com propriedades antibacterianas foram criados para atender ao crescente grau de complexidade das demandas dos clientes.
Nesse cenário, a Promaflex lançou produtos como o Protelhado.
Trata-se de uma manta impermeável, anti-chama, com a função de isolamento termoacústico. É uma solução que pode ser usada em coberturas de imóveis residenciais, industriais e galpões de armazenamento.Além disso, o uso de nanotecnologia na produção de plásticos possibilitou a criação de materiais com propriedades únicas, como maior resistência, transparência e flexibilidade. Um grande exemplo é o Xô Mofo, desenvolvido pela Promaflex como foco no varejo. Trata-se de uma manta adesiva com nanotecnologia antimofo e bactericida para armários, gavetas, entre outros. O produto é composto de espuma e filme plástico, além de outros materiais resistentes.
Outra grande inovação é o Promasafe. Desenvolvido com tecnologia inovadora de íons de prata, ele promove a redução de contagem de vírus, bactérias e fungos a partir de seu contato com o filme antimicrobiano. Em teste de laboratório, foi constatada a inativação do vírus da Covid 19 em apenas dois minutos, chegando a 99,46% de proteção.