Blog da Proma
Criatividade E Inovação Nos Negócios: Sua Empresa Está Preparada?
Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação– uma conquista com sabor especial para empreendedores, pesquisadores e creators brasileiros. Desde então, o propósito tem sido aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.
Mas, afinal, Qual a Relação entre Criatividade e Inovação?
Criatividade é a habilidade da imaginação. É a ideia, o uso do nosso repertório mental para pensar em algo novo. Inovação, por outro lado, descreve a busca por soluções: é a superação de um problema e a implementação de um novo sistema, uma forma de se executar alguma coisa.
Na prática, ambos os termos se complementam, pois a inovação surge a partir de uma ideia, e essa ideia surge com a criatividade. No meio corporativo, porém, toda inovação parte de um objetivo.
Ninguém Controla O Futuro
Em 2007, por exemplo, as cinco maiores produtoras de celulares do mundo (Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG) controlavam 90% dos lucros do setor. Foi nesse ano que Steve Jobs subiu ao palco, em uma das apresentações mais emblemáticas, e lançou o primeiro iPhone. Em 2015, a Apple já gerava sozinha 92% dos lucros globais da indústria.
O lançamento mostrou que independentemente do tamanho da empresa, ninguém é capaz de prever e controlar o futuro. O cenário é sempre de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Nesse sentido, a tecnologia avança e o crescimento do mercado já não é mais linear, mas exponencial.
Em comum, todas as projeções futuristas tem apenas a incerteza. As empresas continuam produzindo, vendendo, existindo e gerando lucros. Porém, em paralelo, o desafio é conseguir construir o que é capaz de gerar valor hoje, mas também no futuro.
Tipos De Inovação
- Inovação de produto e/ou serviço
Para chegar a uma entrega inovadora, é preciso encontrar soluções criativas e inteligentes durante todas as etapas estratégicas e operacionais. Neste caso, a busca é tanto por iterar quanto por criar propostas novas. Faz parte desta rotina de ideação, testes, prototipagens e pesquisas.
- Inovação tecnológica
Se o produto é a linha final do processo, a jornada começa com inovação tecnológica. Ela não tem a ver apenas com encontrar novas ferramentas para um trabalho mais eficiente, mas também construir novas pontes entre o serviço à disposição e como ele pode trazer inovação na prática.
- Inovação organizacional
Uma empresa não é feita apenas de ferramentas e produtos. A inovação organizacional passa por recrutamento que busque talentos alinhados com um mindset coletivo de que todo problema pode ser abordado com soluções criativas. Isso se consegue com liberdade de opiniões, independente do cargo ou departamento, e comunicação abundante e aberta. - Inovação de processos
Se pessoas motivadas têm ferramentas adequadas, a forma como realizam seu trabalho se torna naturalmente mais eficaz. A partir daí começam a surgir as inovações em processos gerais. Isto impacta não só a qualidade do produto como os custos operacionais. - Inovação disruptiva
As inovações disruptivas são as que mais impactam. São mais comum em startups, e começam com uma ideia alinhada às tendências de um público. Atendem à demanda de um nicho de forma inovadora, e diferente de outras empresas do mercado.
Por Que Investir Em Inovação?
É certo que as novas tecnologias têm crescido exponencialmente e mudado a forma como os produtos são fabricados e lançados. Por outro lado, a inovação não pode estar atrelada a um projeto único ou intermitente. Desenvolver uma cultura de inovação é estar preparado para se manter na vanguarda.
Criar soluções capazes de atender ou mesmo antecipar as demandas de um mundo cada vez mais globalizado, é impedir que um negócio se torne obsoleto. E mais, é também contribuir com o desenvolvimento do país.
É o que a Promaflex tem feito desde sua fundação em 1988, desde o primeiro lançamento. De lá para cá foram muitos investimentos até ganhar projeção nacional e internacional como uma das maiores e mais destacadas empresas no setor de filmes para proteção em toda a América Latina.
Nem mesmo no período de crise sanitária a empresa cessou suas inovações, aliás, aproveitou para se fortalecer como indústria de transformação: melhorou processos, além de realizar o aprimoramento de seus colaboradores.
Ações de sustentabilidade também estão sendo colocadas em prática, como a ampliação do uso de resinas verdes e biodegradáveis nos produtos. Além disso, a empresa passou a desenvolver soluções para nichos específicos, atendendo às exigências de um novo mercado.