Blog da Proma
O Design De Experiência No Mundo Dos Negócios
A estrutura de quase tudo o que fazemos há dois anos foi interrompida por um evento de ordem mundial: a crise sanitária. As alterações no comportamento do consumidor neste período deixaram de ser temporárias. Desde então a sociedade incorporou hábitos que, ao longo dos anos, vinham sendo modificados. A pandemia apenas acelerou o processo natural de transformação.
Tantos acontecimentos em tão pouco tempo tornaram-se decisórios à incorporação de um novo modus operandi em boa parte das empresas. Se antes a intenção era melhorar a experiência de compra do cliente (seja B2B ou B2C), hoje o objetivo é entregar experiências excepcionais. Estas experiências devem atender às novas necessidades, o que muitas vezes não acontecia, permitindo que esses clientes finalmente obtenham os resultados desejados.
Nesse sentido, indústrias e marcas em geral terão que se adaptar cada vez mais para oferecer experiências e produtos inovadores. De acordo com estudo realizado pela WGSN, empresa global que pesquisa tendências de consumo, a nova realidade exige flexibilidade, resiliência e criatividade. A consultoria identificou, por exemplo, características comuns aos novos consumidores. Estas exigências têm de ser atendidas por empresas que desejam, de fato, estar de acordo com a nova realidade.
Neste cenário, o design de experiência se mantém como uma das áreas de destaque e uma importante ferramenta para conquistar ou manter o consumidor do futuro. Ele agora volta sua atenção não apenas para o ter, mas o sentir e o compartilhar, tanto produto quanto serviço oferecidos. A área faz parte da chamada Total Experience (ou Total Experiência), uma das 12 tendências tecnológicas de 2022, segundo a Gartner.
Consumo Sustentável: Tendência Sem Retrocesso
O consumidor atual está atento a marcas e a empresas preocupadas com questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Isto é, busca produtos fabricados por empresas ambiental e socialmente responsáveis, sem excessos nem desperdícios. Hábitos responsáveis que possam ser aplicados em todas as etapas, desde a compra, o uso e o descarte.
Pesquisa feita pela consultoria Mckinsey, em 2021, revelou que 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. Já uma enquete global mostrou que 97% dos entrevistados esperam que as marcas solucionem problemas sociais. O estudo apenas ratifica que, cada vez mais, o valor e a longevidade de uma empresa e de uma marca estão ligados à sustentabilidade.
O movimento que desponta entre consumidores também ganha força entre investidores. Ainda com base em dados, o banco UBS BB realizou um estudo com mais de 45 mil investidores em cinco países.
Para se ter ideia, 70% destes investidores explicaram que gostariam que seus investimentos estivessem alinhados com empresas que sigam os princípios ESG. Enquanto do lado do consumo (B2C), o estudo indicou que, no mundo, 40% das pessoas deixaram de consumir marcas desalinhadas a esses princípios. No Brasil, o resultado chegou a 47%.
Promaflex: Aprimorando As Experiências De Seus Clientes
Na Promaflex, a fabricação de soluções atreladas à sustentabilidade tem pautado todas as ações da empresa. Além disso, desde sua fundação, há 33 anos, o objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de seus produtos para que seus clientes, por sua vez, tenham uma experiência de entrega satisfatória ou de excelência.
A divisão de atendimento à indústria, por exemplo, inclui uma gama diversificada de produtos que vão dos filmes de proteção de superfícies e fitas adesivas a outros especiais. As soluções tecnológicas são para os setores diversos, como o siderúrgico e metalúrgico, automotivo, de embalagens, móveis, eletroeletrônicos, entre outros. Em todos, o objetivo é que as peças cheguem aos clientes finais em perfeitas condições.
Outro segmento atendido é o da construção civil. A empresa fabrica filmes e mantas de proteção de superfícies e isolamento termoacústico. A linha de produtos foi pensada para trazer produtividade às obras, maior conforto aos ambientes e, principalmente, combater o desperdício de materiais, pois protegem áreas acabadas de danos e melhoram a experiência de entrega do imóvel.
Além destes, vale citar as áreas de projetos personalizados, com produtos diversos, o segmento óptico é um deles. A função é proteger os blocos de lentes oculares em seu processo de fabricação e montagem, evitando riscos durante o manuseio e, claro, melhorando assim a experiência de entrega dos fabricantes.
Estas ações práticas de negócio com propósitos integrados citadas aqui em nosso blog geram legitimidade ao posicionamento da Promaflex. Sem esta intenção ou movimento de melhoria, as marcas acabam se tornando vulneráveis às indagações de seu público. Sim, porque todos daqui por diante serão cada vez mais questionados em todas as suas ações. A Promaflex, como sempre na vanguarda, está preparada para toda e qualquer transformação.