Blog da Proma
Entenda porque sua empresa precisa implementar a Sustentabilidade Industrial
A luta pela sustentabilidade na produção industrial vem desde a revolução industrial. No entanto, no contexto do aquecimento global, o tema da produção sustentável está recebendo mais atenção do que nunca. E a indústria, devido a sua relação intensa com o consumo de recursos naturais e produção e gasto de energia, tem um papel fundamental neste momento de transformação urgente e, sim, lucrativa também.
Quando o consumo de energia e calor é incluído no cálculo, a indústria é responsável por cerca de 40% das emissões globais de dióxido de carbono. Grande parte desta emissão está relacionada a materiais básicos como aço, alumínio, plástico e cimento. As estimativas esperam que o consumo global desses materiais seja entre duas e quatro vezes maior até o ano de 2050.
Mas estes dados são apenas para ilustrar o que já é de conhecimento notório. Em todo o mundo, os custos da poluição e os benefícios da sustentabilidade ambiental são reconhecidos.
Ainda existem grandes diferenças na forma como as diversas regiões e os diversos ramos abordam esses tópicos, mas as regulamentações governamentais, como a COP 26, os interesses dos investidores e as comunidades locais estão pressionando as empresas a repensarem a maneira como fazem negócios, de maneira que a sustentabilidade industrial, muito mais que uma tendência, é o novo modelo industrial.
A sustentabilidade implica em muito mais que discursos hoje em dia, como deixa claro a necessidade da produção de relatórios CSR – Relatório de Responsabilidade Social Corporativa, hoje no centro das operações. Atualmente, ele é muito mais que um aditivo ao comportamento da empresa: é chave da estratégia dos negócios.
As organizações agora entendem que a lucratividade financeira está muito ligada à equidade social e ao cuidado ambiental, e a necessidade de integrar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor tem sido amplamente reconhecida.
A crescente tendência Ambiental, Social e de Governança (ESG) também vai acelerar a transição energética, por exemplo, à medida que o ESG se torna cada vez mais popular. Os investimentos institucionais tendem a se acumular progressivamente em direção àqueles negócios voltados para o uso e disseminação de energias de fontes renováveis, assumindo o compromisso necessário para com a urgente questão climática.
A sustentabilidade pode – e deve! – conduzir todo o plano de negócios da sua indústria. Pois o cenário industrial se tornou a arena na qual a sustentabilidade terá um impacto significativo nas pessoas, nos lucros e no planeta.
A sustentabilidade industrial é um círculo virtuoso que impulsiona todo o seu plano de negócios, incluindo o uso de novas tecnologias e proporcionando mais oportunidades de inovação.
Ela ajuda a criar um melhor crescimento de receita e resultado, melhor controle sobre sua cadeia de valor, um ambiente melhor para todos que trabalham na sua indústria e um futuro melhor para o planeta.
De acordo com o site Efeso, negócios sustentáveis vão movimentar US$10,00 trilhões anuais em valor de negócio até 2030 e criar 395 milhões de empregos em dez anos.
A produção industrial passa atualmente por uma transformação. Isso abre uma ampla gama de oportunidades para soluções sustentáveis:
As mudanças nas expectativas dos clientes também contribuem muito para a pressão na mudança do comportamento industrial. Mas esta pressão deve ser vista como um ponto positivo, pois está aumentando a velocidade da inovação e gerando demanda por novos processos de fabricação, por exemplo, como o de embalagens recicláveis.
A tecnologia e a automação estão criando fábricas conectadas que podem economizar recursos e produzir mercadorias com mais eficiência, por exemplo, permitindo a impressão 3D de componentes personalizados e reduzindo o uso de materiais e recursos.
As cadeias de suprimentos estão se tornando cada vez mais globais e multifacetadas, o que também as torna mais complexas e vulneráveis – como a pandemia de Covid-19 mostrou e como o crescente impacto das mudanças climáticas mostrará no futuro.
As redes de manufatura estão mudando dinamicamente, incluindo uma tendência de relocalização de partes da cadeia de valor.
A excelência operacional e a eficiência de custos podem garantir a capacidade competitiva de uma empresa e também contribuir para a sustentabilidade – por meio de equipamentos mais eficientes, por exemplo.
E o aumento da cobrança, principalmente por parte do consumidor, por transparência também está aumentando a pressão e causando mudanças substanciais nas atividades de produção e ao longo de toda a cadeia de valor.
Uma estratégia clara para a empresa e seus stakeholders é a base para ancorar a sustentabilidade em todos os processos e áreas de uma empresa.
Isso cria as condições certas para minimizar os riscos da sustentabilidade, como os da cadeia de suprimentos ou da cadeia de valor mais ampla.
Também ajuda as empresas a conquistarem e construírem confiança entre clientes e funcionários, reduzindo custos e criando uma clara diferenciação em relação aos concorrentes.
Isso coloca as empresas em uma posição forte para aproveitar as oportunidades de mercado relacionadas à sustentabilidade e para trabalhar seu marketing de maneira assertiva, baseando-se em ações e, como já dito, não apenas em discursos publicitários.