Blog da Proma
Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho: os desafios enfrentados na proteção dos trabalhadores
A saúde e segurança no trabalho norteiam o bem-estar físico e mental dos colaboradores, garantem a satisfação e qualidade de vida do profissional e melhoram a produtividade no ambiente laboral.
Logo, investir na saúde e na segurança do colaborador deve ser prioridade da gestão, além de ser uma obrigação legal do empregador.
Segundo publicação da Organização Mundial do Trabalho (IOT), quase três milhões de profissionais morrem anualmente em decorrência de acidentes e doenças relacionados com o trabalho.
Diante dessa realidade, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado anualmente em 28 de abril e que visa sensibilizar colaboradores, empregadores, sociedade e dirigentes das nações.
Afinal, por mais que a tecnologia avance, o capital humano sempre será o bem mais valioso de uma empresa, por isso a proteção, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo devem ser prioridades do empregador.
Para celebrarmos a data, convidamos você para juntos refletirmos sobre os desafios enfrentados na proteção dos trabalhadores e como a Promaflex aborda e cuida dessa importante questão.
A importância do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho
O Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho visa sensibilizar toda a sociedade para a importância e a necessidade da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
A celebração é uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados na proteção dos recursos humanos e promover ações que levem a ambientes laborais mais seguros, saudáveis e produtivos, conscientizando empresas, seus funcionários e governos.
Ambientes de trabalho seguros muitas vezes implicam práticas mais organizadas e eficientes, incluindo a conscientização, o treinamento adequado dos funcionários e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
Essas medidas também podem melhorar a eficiência operacional geral da empresa, resultando em uma produção mais rápida e de melhor qualidade, em especial no setor industrial.
Para você conferir o papel do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e como a Promaflex cuida dessa importante questão, conversamos com Jonata Muniz, nosso coordenador de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Muniz destaca algumas razões do porquê esse dia é essencial e também traz considerações valiosas sobre o tema. Confira quais são elas:
Prevenção de acidentes
A data promove a conscientização sobre os riscos no local de trabalho e incentiva a implementação de medidas preventivas para evitar acidentes.
Essa conscientização é fundamental para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores.
Redução de lesões e doenças ocupacionais
Por meio da promoção de práticas seguras e saudáveis, o Dia Mundial da Segurança no Trabalho busca reduzir e prevenir o número de lesões e doenças relacionadas à atividade profissional.
Ambiente laboral seguro e saudável melhora a qualidade de vida dos trabalhadores.
Legislação e Normas
A data também serve como um lembrete para a importância da legislação e das normas relacionadas à saúde e segurança no trabalho.
Ela destaca a necessidade de cumprir essas regulamentações e garantir que as empresas adotem medidas adequadas e atualizadas para proteger seus trabalhadores.
Cultura de segurança
A celebração também contribui para promover uma cultura organizacional na qual a segurança e a saúde dos trabalhadores são valorizadas e priorizadas em todos os níveis hierárquicos.
Lembrando que em empresas que possuem uma cultura de saúde e segurança voltada ao trabalhador, seus colaboradores são mais satisfeitos e produtivos, logo, elas melhoram a qualidade e os resultados.
Investir em segurança no trabalho pode ajudar a reduzir custos e melhorar a produtividade
Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais não só representam um custo humano significativo, mas também têm um impacto econômico substancial nas empresas e na sociedade como um todo.
Investir em segurança no trabalho pode ajudar a reduzir esses custos e melhorar a produtividade.
Os acidentes também podem resultar em danos ao equipamento e às instalações da indústria. Ao prevenir as ocorrências, as empresas podem evitar despesas associadas à reparação ou substituição de equipamentos danificados, além de evitar interrupções na produção causadas por falhas de equipamento.
CIPA é fundamental para a promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho
É praticamente impossível uma empresa adotar uma cultura de segurança no trabalho sem a criação da CIPA.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida como CIPA, é composta por representantes dos empregados e do empregador, e sua criação tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes da atividade profissional, buscando melhorar as condições de trabalho e o ambiente laboral como um todo.
A CIPA foi criada no Brasil pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
Ela desempenha diversas funções essenciais, tais como:
- identificar e avaliar os riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como propor medidas para mitigá-los,
- realizar campanhas de conscientização e treinamentos sobre segurança e saúde no trabalho,
- investigar acidentes e incidentes ocorridos na empresa, visando identificar suas causas e propor medidas preventivas,
- fiscalizar o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho,
- promover a integração entre empregador e empregados no que diz respeito à segurança e saúde no trabalho.
Boletim CIPA da Promaflex contém dicas importantes para os colaboradores
O boletim elaborado recentemente pela equipe Promaflex, contém dicas importantes para todos, visando a construção de um ambiente laborativo mais saudável e seguro.
Entre as recomendações, destacamos:
- cuidado com excesso de autoconfiança e distração, que são as maiores responsáveis pelos acidentes. Cuidado e atenção são sinônimos de proteção,
- não acredite que a experiência do dia a dia na execução das tarefas seja o suficiente, deixando de realizar suas atividades laborais com segurança. Pensar e agir dessa forma pode ser uma atitude extremamente arriscada,
- mantenha seu local de trabalho limpo. Um ambiente desorganizado e sujo esconde perigos,
- não esqueça que a segurança depende de gestos e ações praticados por todos,
- use os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para sua atividade. Eles irão protegê-lo em caso de acidentes.
Acidentes crescem 11,6%, mas num ritmo bem menor do que no período anterior
A Revista Proteção, traz informações do último Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) divulgado pelo Governo Federal, indicando que houve um aumento de 11,6% nos dados relativos aos acidentes de trabalho no Brasil em 2022 em relação ao ano de 2021.
O total de acidentes, considerando os típicos, de trajeto e doenças do trabalho, passou de 580.833 para 648.366. No caso dos óbitos, o crescimento foi de 4,6% na comparação com o ano anterior.
“Investir em segurança é investir no bem maior da empresa, que é o nosso funcionário”, diz o coordenador da Promaflex.
“Investir em segurança é investir no bem maior da empresa, que é o nosso funcionário”. A frase é do coordenador de Qualidade, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente da Promaflex, Jonata Muniz, há 18 anos na companhia e que vem acompanhando a evolução crescente nesse campo.
Segundo ele, a direção da empresa vem investindo fortemente em ações preventivas e educacionais, atenuando todos os tipos de riscos que podem ocorrer na linha de produção.
“As máquinas são adequadas tecnicamente para operar com a maior segurança. No caso de um determinado equipamento precisar funcionar em maior velocidade, por exemplo, será submetido a testes rigorosos antes de operar regularmente”, conta Muniz.
Além disso, os funcionários, quando necessário, têm acesso gratuito a todos os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, óculos, protetores auriculares e botas.
Também há um grande investimento em treinamentos e palestras, além da Comissão Interna de Acidentes (Cipa), que atua com regularidade na empresa. Sua principal função é identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho, visando à implementação de medidas preventivas que garantam a saúde e integridade das equipes.
A Promaflex também contratou uma consultoria especializada para auxiliar na implementação de ações no setor. Recentemente, houve um treinamento referente a um plano de abandono das instalações da fábrica, procedimento adotado em situações de risco extremo, causado por acontecimentos emergenciais.
“Graças a todos esses cuidados que preservam a segurança dos colaboradores, temos um índice de afastamento por acidentes muito baixo”, ressalta.
Muniz destaca que o grau de produtividade cresce quando há um cuidado elevado com os padrões de segurança no trabalho, como é o caso da Promaflex.
“O funcionário que trabalha com segurança, com todos os equipamentos em perfeita conformidade, pode concentrar-se na sua atividade principal e executar o trabalho com a máxima qualidade”, finaliza.
Agora que você conferiu os desafios enfrentados pela indústria na proteção dos trabalhadores, que tal continuar a leitura e conhecer a importância da agenda 2030 da ONU para o setor?
(Imagens: divulgação)