Blog da Proma
A consolidação das chapas de aço no mercado brasileiro
As chapas de aço fazem parte do dia a dia de milhares de indústrias em todo o Brasil, pois se tratam de um material consolidado e presente na vida dos brasileiros.
Para se ter ideia a respeito, dados apresentados pelo Instituto Aço Brasil demonstram que no ano de 2023 nosso país produziu 31,869 milhões de toneladas desse material.
O aço é encontrado nas panelas, talheres, revestimentos dos elevadores, corrimões de escadas, fogões, geladeiras, peças para automóveis, instalações hospitalares, equipamentos sanitários e em diversas ocasiões e situações do cotidiano.
Sabe-se que o processo de fabricação de todas essas estruturas e objetos se inicia a partir das chapas de aço, um importante componente que precisa obrigatoriamente ser preservado e estar em condições adequadas para ser transformado em um produto final.
Deseja conhecer detalhes a esse respeito? Continue a leitura e confira!
Os principais mercados consumidores das chapas de aço
As chapas de aço são disponibilizadas pelas siderúrgicas para uma infinidade de aplicações.
O inox, por exemplo, é um produto muito utilizado nas empresas dos mais diversos segmentos, como:
- automobilístico,
- construção civil,
- utensílios domésticos,
- desenvolvimento de peças,
- embalagens,
- refrigeração,
- tubulações,
- máquinas e equipamentos, etc.
Esse produto tem como característica a resistência a altas temperaturas, fácil higienização, excelente durabilidade (inclusive contra a corrosão), não sofre alterações de cor ou emite cheiros e o que é melhor: é 100% reciclável.
Isso significa que todos os dias estamos em contato com esse material, o que demonstra a amplitude que ele alcança em termos mundiais.
As vantagens das chapas de aço
As chapas de aço apresentam grandes vantagens, tanto para as indústrias, que transformam esses materiais em produtos voltados ao consumidor, como para a sociedade.
Basicamente, são produzidas e divididas nos seguintes tipos:
- carbono,
- galvanizado,
- ACM (alumínio composto),
As chapas de aço carbono oferecem dureza, portanto, uma ótima opção para soluções utilizadas na construção civil, equipamentos de ginástica, ferroviários, tubos e engrenagens que necessitam de robustez e segurança.
O aço galvanizado, por sua vez, possui também essa característica, porém, diferente do carbono, não enferruja. Isso ocorre em função da camada de zinco que reveste a chapa, através de um processo conhecido como galvanização.
O ACM é utilizado para a decoração, fachadas e interiores, uma vez que utiliza 100% de alumínio, portanto, próprio para ambientes que necessitam de beleza, sofisticação e durabilidade.
Por fim, chegamos ao inox, já mencionado anteriormente e é amplamente encontrado em todos os locais.
Promaflex: alta tecnologia para a proteção de chapas de aço!
A consolidação das chapas de aço no mercado brasileiro é uma realidade e cada vez mais vem sendo utilizadas para as mais variadas aplicações.
Para proteger as superfícies desses materiais e evitar que sofram danos, é fundamental o uso de filmes.
Na Promaflex, a maior fabricante de filmes de proteção de superfície da América Latina, esses materiais são formulados a partir da aplicação de uma alta tecnologia, onde adesivos de borracha são inseridos.
Como resultado, obtém-se uma super proteção contra danos provocados por agentes químicos não corrosivos e arranhões.
Além disso, para a indústria, os filmes protetores diminuem significativamente as perdas durante a fabricação das peças, mas também no decorrer de processos que envolvem:
- estampagem,
- dobra,
- repuxo,
- polimento,
- fresa,
Trata-se, portanto, de uma excelente solução também para o transporte e instalação dos produtos acabados.
Se a sua empresa produz, processa ou comercializa chapas de aço e seus derivados, vale a pena conhecer a linha de filmes de proteção de chapa com adesivo em borracha da Promaflex. Acesse nosso site e conheça detalhes a esse respeito!
(Imagens: divulgação)