Blog da Proma
Louças sanitárias: quais os desafios na instalação e como proteger as peças?
As louças sanitárias, assim como os metais, são componentes indispensáveis e extremamente importantes em todo projeto, seja ele comercial, industrial ou residencial.
Alguns registros históricos datam que os primeiros banheiros foram as conhecidas latrinas, ambientes que surgiram no Egito, por volta do ano 2.100 antes de Cristo (a.C), locais sem conforto e nenhuma estrutura de higiene, que servia apenas para satisfazer as necessidades fisiológicas da população.
Já o primeiro banheiro moderno com descarga foi inventado em 1596, por John Harrington, afilhado da rainha Elizabeth I, que resolveu presenteá-la com a estrutura que na época contava com um tanque de água e uma descarga.
De lá para cá, os banheiros se tornaram ambientes prioritários em projetos e as louças sanitárias passaram a ser acessórios essenciais, seja no atendimento às necessidades fisiológicas e de higiene ou para o conforto das pessoas, bem como para agregar valor ao acabamento.
Porém, por serem louças, exigem uma atenção maior na instalação, já que evitar danos à peça passa a ser um dos grandes desafios do setor da construção.
Continue a leitura e saiba como proteger essas peças!
Os insumos mais consumidos pela indústria de louças sanitárias
De forma geral, as louças sanitárias são formadas por um conjunto de peças que envolve o vaso sanitário e a cuba.
Esse conjunto é complementado pelos metais ou plásticos, como torneiras, chuveiros, banheiras, duchas e outros utensílios.
Especialmente para a fabricação do vaso sanitário, a indústria fabricante geralmente se utiliza de matérias-primas específicas para moldá-lo, como argila, pó e água ou a porcelana.
Já as cubas, podem ser fabricadas em cerâmica, vidro, porcelana ou mármore.
Desafios na instalação
A instalação das louças sanitárias, embora seja fácil, exige atenção especial e vícios a serem vencidos.
Entre os principais desafios na hora da instalação das louças, estão:
- priorizar a estética e não a funcionalidade,
- não considerar qualidade do produto,
- não fazer as fixações e vedações corretamente,
- não ter o devido cuidado no manuseio com as peças.
Promaflex: soluções que garantem a proteção das suas louças sanitárias
A instalação de louças sanitárias exige atenção especial em relação ao manuseio, afinal, caso contrário, elas podem riscar, trincar, manchar e até mesmo quebrar.
Nessa hora, os filmes de proteção são fundamentais para proteger as loucas e ajudar a evitar arranhões, trincas e outros impactos que possam gerar danos indesejados.
A Promaflex, uma das maiores e mais destacadas empresas no setor de filmes para proteção em toda a América Latina, oferece soluções para a proteção de louças.
Os Filmes de Proteção para Louças e Mármores Sintéticos são autoadesivos, de alto tack e alta adesão. Eles são indicados para usos internos e externos, já que contam em sua composição proteção contra os raios ultravioletas.
Esses filmes são resistentes e, por serem adesivos acrílicos, são fáceis e rápidos de aplicar nas superfícies.
Quer saber mais sobre a proteção de louças sanitárias? Entre em contato e fale com um de nossos consultores.
(Imagens: divulgação)