Blog da Proma
Como proteger as lentes durante o processo de surfaçagem?
A surfaçagem é um dos processos mais importantes na fabricação das lentes ópticas, mas para ter um bom resultado final é preciso tomar alguns cuidados.
Esse procedimento é uma das etapas mais importantes na fabricação desse tipo de objeto, sendo um dos elementos responsáveis pelo desempenho correto das lentes.
Dessa maneira, a partir de procedimentos e equipamentos bastante complexos, é possível chegar ao óculos perfeito, de modo que ele proporcione uma imagem mais nítida ao seu usuário.
Tudo isso depende de uma fabricação complexa que é constituída por diversas etapas, incluindo uma cuidadosa proteção do material utilizado.
Neste conteúdo, explicamos o que é o processo de surfaçagem e a importância de proteger as lentes ao longo da sua realização. Confira!
A surfaçagem
Como mencionamos, a surfaçagem é um dos procedimentos mais importantes na fabricação de um óculos.
Trata-se da etapa na qual os blocos ópticos são transformados em lentes, por meio de um lixamento realizado com equipamentos de alta velocidade.
É nesse momento que o bloco adquire as medidas e o formato necessário para que se enquadre na dioptria indicada, ou seja, para que adquira o “grau” correto, promovendo uma imagem nítida ao seu futuro usuário.
Os blocos podem ser constituídos por diversos materiais, entre eles:
- cristal (vidro),
- trivex,
- acrílico (orma),
- policarbonato,
- resina.
Embora cada uma dessas opções apresente características particulares, o processo de surfaçagem é realizado a partir de etapas padronizadas, que permitem chegar a um resultado satisfatório com qualquer material.
Entenda as etapas do processo de surfaçagem
Para realizar esse processo, é preciso cumprir uma série de etapas.
O percurso começa com um cálculo complexo, responsável por determinar a dioptria alcançada ao fim da produção.
Para isso, são considerados aspectos como tamanho e formato da armação, com o objetivo de definir a espessura e curvatura corretas da lente.
Quando esses aspectos já estão determinados, inicia-se o manuseio dos blocos ópticos. Nesse momento, ocorre a adesivagem, uma etapa fundamental para proteger o material e evitar danos ao longo do processo de surfaçagem.
Dessa maneira, a superfície permanecerá intacta, evitando riscos e arranhões na lente.
Em seguida, com o adesivo de proteção aplicado, ocorre a etapa da blocagem, na qual um equipamento de alta precisão atua na fixação do bloco, permitindo sua manipulação.
O procedimento seguinte é o corte, realizado com um gerador de curvas, que realiza as mudanças necessárias no bloco, de modo que ele atinja o formato desejado.
Por fim, ocorre a tão aguardada surfaçagem, na qual a lente é lixada até que atinja a dioptria desejada. Para finalizar o processo de fabricação, basta polir a superfície.
Filme Óptico da Promaflex: solução inovadora na proteção de lentes!
Para garantir o melhor resultado na fabricação de lentes de vidro e acrílico, o Filme Óptico da Promaflex é o seu maior aliado.
Sua função é proteger os blocos de lentes oculares em seu processo de fabricação e montagem. Assim, o produto oferece as seguintes vantagens:
- não deixa resíduos de tinta azul ou cola, preservando as características originais da lente,
- reduz custos, ou mesmo elimina completamente, direcionados a reparos no maquinário,
- aumenta a segurança na linha de produção durante a produção de lentes,
- é versátil e pode se adaptar a diferentes superfícies ópticas,
- oferece segurança na blocagem, garantindo que a lente não fique vulnerável ao movimento.
Para conhecer melhor essa solução Promaflex, entre em contato conosco e saiba mais sobre ela!
(Imagens: divulgação)