Blog da Proma
Inovação, tecnologia e práticas sustentáveis foram atrações da Promaflex na ForMóbile
O estande da Promaflex despertou muito interesse na ForMóbile 2024 – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, realizada na SP Expo, na cidade de São Paulo, entre 2 e 5 de julho. Na mostra, que se consolidou como a principal do setor moveleiro na América Latina, com a presença de mais de 50 mil visitantes e cerca de 550 marcas expositoras, o espaço da empresa apresentou produtos inovadores, tecnologias de ponta e soluções de logística reversa, alinhadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos mais avançados preceitos de sustentabilidade.
“Consideramos o setor moveleiro muito relevante para a Promaflex. Por esse motivo, participamos da ForMóbile 2024, como já fazemos há alguns anos. É um dos maiores mercados para soluções de proteção no Brasil e os nossos principais clientes estiveram presentes à feira”, destaca Márcio Velletri, sócio-fundador da empresa.
Ele ressalta que as soluções de proteção para o setor moveleiro são amplamente adotadas pelas empresas em todas as etapas de produção. “Há diversas fábricas que entregam a proteção até o cliente final”, observa.
Espumas especiais
Espumas especiais utilizadas para materiais com acabamento em laca foram umas das novidades apresentadas pela Promaflex no evento. Objetivo das novas formulações é proporcionar a mesma proteção, mas com redução na espessura do filme. Márcio Velletri enfatiza que esses produtos, já oferecidos aos clientes há tempos, incorporaram diferenciais este ano. “Agora, temos tipos de acabamentos distintos do que havia anteriormente. São texturas diferentes, mesmo em materiais brilhantes. É para atender cada vez melhor o mercado que investimos no desenvolvimento de novas soluções”, salienta.
Douglas Barbosa, gerente Comercial para a Indústria da Promaflex, acrescenta que “estamos mudando o conceito de espessura de filmes para resistência mecânica. Nosso intuito é proporcionar a mesma proteção, com economia do material”, explica. Nesse sentido, “já diminuímos em 40% a espessura dos nossos filmes, trabalhando na formulação. Duzentas toneladas de resinas consumidas a menos resultam em uma economia na geração de carbono equivalente a um milhão de árvores por ano”, completa Marcos Velletri.
Esses avanços são fundamentais no enfrentamento dos desafios relacionados à agenda do clima. É importante o engajamento das empresas, e não apenas dos governos, para que se alcance a meta, estabelecida no Acordo de Paris, de limitar a 1,5 grau Celsius o aumento da temperatura da Terra em relação ao período pré-industrial.
Eficácia na proteção de madeira e alumínio
A Promaflex também mostrou na ForMóbile a Linha PAM de filmes de chapa com adesivo acrílico, elaborados com propriedades especiais altamente eficientes na proteção de madeira e alumínio. Muitas empresas do setor moveleiro já utilizam o produto, sobretudo aquelas que atuam com matérias-primas que envolvem painéis MDF.
A laca é um tipo de acabamento feito em móveis de diversos tipos de materiais. Porém, os mais comuns são em superfícies de MDF ou madeira natural, para selar as superfícies e, dessa forma, eliminar riscos, emendas, ranhuras e imperfeições.
Outra atração do estande da Promaflex na feira foi o Xô Mofo para Marceneiros. Trata-se da versão especial para o setor moveleiro do produto que usa nanotecnologia de partículas de prata na camada de espuma e no adesivo e é uma solução para eliminar fungos e bactérias.
Logística reversa
A Promaflex também mostrou em um totem na ForMóbile algumas etapas de seu projeto pioneiro de logística reversa, voltado à construção civil, desenvolvido em parceria com a Rafa Resolve. A iniciativa contou com a adesão inicial da Trisul e, posteriormente, da Plano&Plano, da BM Engenharia e, mais recentemente, da Construtora Patriani.
O processo de reciclagem transforma os resíduos (proteção de pisos, caixilhos e bancadas) em saco preto para entulhos ou saco de areia. A expectativa é de que, até final do ano, seja atingida a marca de uma tonelada por mês coletada e reciclada.
A logística reversa é um dos pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo de maneira significativa para que numerosos produtos e insumos tenham destinação ecologicamente correta e possam ser reciclados, retornando ao ciclo econômico e gerando empregos e renda. Assim, trata-se de prática alinhada aos mais contemporâneos conceitos de sustentabilidade e aos princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG).
A Promaflex está totalmente engajada nesses propósitos. Desde sua fundação, sempre valorizou práticas socioambientais corretas, exercitando sua responsabilidade e consciência sobre o papel das empresas no processo de desenvolvimento sustentado e melhoria da qualidade da vida.