Blog da Proma
Tendências na indústria do plástico: inovação, eficiência e responsabilidade ambiental

A indústria do plástico em nosso país é de fundamental importância para a economia nacional.
Para se ter ideia a esse respeito, de acordo com o estudo anual da Associação Brasileira da Indústria do Plástico, as indústrias de transformação e reciclagem de plástico no Brasil estão crescendo e se destacando no mercado.
Dentre os dados apresentados, merecem destaque:
- produção – 7,04 milhões de toneladas,
- faturamento – R$ 123 bilhões,
- parque fabril – 12,4 mil empresas,
- empregos – 363,3 mil colaboradores.
Esse segmento industrial é o quarto maior setor de empregabilidade da indústria de transformação em nosso país.
Diante dessas informações, vale a pena conferir quais são as tendências na indústria do plástico para os próximos anos, onde se destacam a inovação, eficiência e a responsabilidade ambiental. Continue a leitura e confira!
Cenário atual da indústria do plástico
Ainda sem os dados oficiais a respeito do desempenho do setor em 2024, o fato é que as estimativas dos especialistas apontavam para o crescimento de 1,5% da indústria do plástico no Brasil naquele ano.
Já para 2025, segundo as projeções da Redirection International, o crescimento do mercado de resinas plásticas deverá ser de 5% ao ano, replicando esse índice até 2028, o que certamente reflete em toda a cadeia envolvida nesse segmento.
Outro aspecto importante, dessa vez partindo da própria indústria, está numa busca incessante pela melhoria dos processos e um alinhamento com as exigências do mercado.
Em função disso, grandes desafios são previstos, onde a indústria precisa atender à conformidade dos produtos, ou seja, entregar exatamente aquilo que o mercado deseja, portanto, o foco passa a ser cada vez maior na satisfação dos clientes.
Insights do especialista: qualidade como diferencial estratégico na indústria do plástico
Não há nenhuma dúvida que a indústria do plástico nacional estará trabalhando e priorizando a qualidade nos próximos anos.
De acordo com especialistas, a qualidade envolve uma série de ações que atendem as diversas perspectivas do mercado, como, por exemplo:
- conformidade do produto entregue com o solicitado (dimensões, peso, resistência, etc),
- durabilidade do material,
- satisfação do cliente em relação ao produto e serviços prestados,
- processo produtivo eficiente,
- melhora do custo-benefício dos produtos,
- reaproveitamento dos recursos,
- impacto dos recursos utilizados na cadeia produtiva (eficiência energética, matéria-prima e meio ambiente).
A qualidade, portanto, precisa ter o seu início no design do produto, observando a satisfação de quem o utiliza, a sustentabilidade do planeta, a melhora nos processos de chão de fábrica, a responsabilidade social e a lucratividade da operação.
Esse conjunto de ações influencia positivamente as indústrias na competitividade do setor.
Tendências futuras: sustentabilidade e design inovador
Todo esse esforço na busca pela qualidade na indústria do plástico está encabeçado por duas tendências que já se fazem presentes no mercado.
A primeira está ligada à sustentabilidade, ou seja, torna-se fundamental a conscientização a respeito das necessárias mudanças comportamentais.
Nota-se que existe um movimento por parte dos consumidores, quando observam as ações dos fabricantes com relação a esse assunto. Então, proteger o meio ambiente passou a ser fundamental para a conquista de clientes, colaborando inclusive com a tão sonhada fidelização.
Outro ponto a ser observado está voltado ao design inovador, ou seja, os produtos precisam apresentar algumas características, como:
- limpeza,
- funcionalidade,
- beleza,
- segurança,
- reciclabilidade.
Como se observa, as tendências na indústria do plástico exigem estudos, pesquisas, desenvolvimento de novas soluções, aprimoramento constante e atenção para o mercado, afinal, é ele quem definitivamente dita as regras.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta o seguinte tema: indústria é motor de crescimento, geração de empregos e inovação!
(Imagens: divulgação)