Blog da Proma
Promaflex: Refletir, Criar e Sair do Automático é a Regra
Olhar para dentro e se fortalecer. Foi com esse espírito de buscar respostas em si mesma que a Promaflex enfrentou a crise causada pela pandemia e vem se preparando para os desafios do futuro. A afirmação é de Andrea Velletri, Head de Marketing da empresa, que nesta entrevista revela como a companhia vem se adaptando às exigências do “novo normal”, investindo pesado em tecnologia, inovação e sustentabilidade. A executiva destaca também o perfil criativo da equipe, sempre em busca de se reinventar e desenvolver soluções que transformam.
Passada a fase mais crítica da crise sanitária, que afetou diversos setores da economia mundial, é possível fazer uma previsão para 2022?
O mercado para o próximo ano vem se fortalecendo e demonstrando reação positiva em diversos nichos, o que é muito positivo para a Promaflex, já que atendemos multimercados.
As transformações no perfil do consumidor têm estimulado um reposicionamento das empresas em relação à qualidade produtiva e sustentabilidade. Quais mudanças a Promaflex pretende realizar para acompanhar as novas exigências?
A Promaflex aproveitou o período de crise para olhar para dentro e se fortalecer como indústria de transformação: melhoramos os processos, treinamos os colaboradores e ouvimos muito nossos clientes. Essa fase de reorganização nos fez refletir e sair do automático. Colocamos em prática ações de sustentabilidade, por exemplo, o uso de resinas verdes e biodegradáveis nos produtos; desenvolvimento soluções para nichos específicos, como envelopes térmicos para delivery, pois tivemos crescimento neste setor durante a pandemia. Em função disso, fizemos ajustes no produto, para melhorar a performance térmica das entregas de nossos clientes.
Algumas tendências globais sobre plásticos se confirmaram no último ano, retirando o material da posição de vilão ambiental e colocando-o como meio para otimizar a reciclagem. Que ações a Promaflex pretende realizar para melhorar ainda mais a visão do mercado sobre isso?
Temos como meta para 2022 nos dedicar a ações de educação. Começamos com a realização da primeira palestra, num colégio, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Estas crianças estão aprendendo a importância da reciclagem, assim como os benefícios do uso do plástico frente a outros materiais. Além de ações constantes mostrando como fazemos todo o aproveitamento interno das aparas de processo.
A Promaflex pretende ampliar o uso da resina verde, já que biopolímeros e bioplásticos vêm ganhando a atenção do mercado?
A Promaflex foi a primeira empresa a fabricar filmes para proteção com o uso da resina verde. O seu uso substitui substâncias derivadas do petróleo. Os clientes já demonstram ótima aceitação, principalmente porque as exigências em relação à sustentabilidade daqui por diante são cada vez maiores.
A empresa está investindo em ações para aprimorar a produção geral de produtos, tanto soluções em maquinário quanto aprimoramento de profissionais?
Nosso corpo de engenheiros, químicos e físicos, responsáveis pelo coração da empresa – a planta industrial –, não param de inovar, construir, reformar e criar novos equipamentos. Estamos sempre em movimento. Inauguramos recentemente uma máquina para a palletização das cargas, além da realização de ajustes na composição de itens de espuma para entrar em novos nichos de mercado. Com a falta de algumas matérias-primas no mercado, devido à pandemia, substituímos algumas composições e fornecedores para não deixar os clientes desabastecidos.
Existem planos a curto ou médio prazo para ampliar as exportações, além dos países atendidos como México, Bolívia e Paraguai?
O plano de exportação é, sem dúvida, muito importante para o crescimento do faturamento do próximo ano. A nossa estratégia está baseada em nichos ou clientes de mercados já atendidos por nós; ou seja, não se limita apenas a estes países.