Blog da Proma
O que é Inovação de Processos e Por que Investir?
Inovação se tornou um tema recorrente e seu debate está cada vez mais presente nas corporações. Alguns dizem que o termo está na ‘moda’. Inovação, no entanto, não é modismo, muito pelo contrário.
O conceito geralmente é ligado à produção de novos produtos ou serviços. Entusiasta da inovação, o escritor e professor Peter Drucker dizia que a inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.
De acordo com o Manual de Oslo, publicação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a inovação hoje pode ser definida como “…um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela corporação”.
Isso significa que a inovação pode ser aplicada a estratégias de renovação de processos para atingir os objetivos traçados pela organização. Para que isso ocorra, ela pode estar atrelada à tecnologia capaz de melhorar a confecção de um produto ou até mesmo a maneiras de se executar as mesmas tarefas.
Conhecimento Gera Inovação
A inovação é um dos motores do crescimento e peça-chave para o desenvolvimento de tecnologias, novas formas de trabalhar e de se relacionar com os diferentes públicos – hoje, tangíveis e mais próximos depois da transformação digital.
Mas um dos componentes do conceito de inovação é o conhecimento, seja prático, técnico ou científico. Ele serve de base para o processo de solução de problemas, prospecção e criação de novos negócios ou melhorias no processo produtivo.
Outra questão decisiva para a inovação é a implementação, já que ela é o que diferencia de outros conceitos, como a invenção. Isto é, a inovação só se concretiza quando sai do campo das ideias, isto é, quando é aplicada.
Benefícios da Inovação de Processos
Quando um setor, segmento ou marca decide inovar, contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade. No caso de uma empresa, em termos práticos, inovar processos pode trazer vantagens como:
Desenvolvimento da criatividade – com a inovação, a empresa mostra que está aberta a mudanças e os colaboradores podem contribuir com novas ideias, percebendo na prática os benefícios que o novo traz para o dia a dia.
Maior produtividade – a inovação propõe processos mais eficazes, maior controle da produção, estratégia efetiva e colaboradores engajados. Além disso, diminui-se o tempo de execução, movendo ainda toda a cadeia.
Aumento de competitividade– ao adotar recursos estratégicos, a empresa se torna mais atraente a clientes, parceiros, obtendo vantagem competitiva no mercado.
Maior lucratividade – se há redução de erros e custos, economia de tempo, acesso a novos mercados e novas maneiras de executar os processos, é possível aumentar proporcionalmente as receitas e margem de lucro.
Cultura de Inovação Constante
A melhoria contínua nesse contexto consiste em uma cultura de inovação constante, a fim de aperfeiçoar os processos atuais. Somente assim é possível analisar aqueles que necessitam de mudanças para sanar deficiências ou possíveis gargalos.
Isso de certa maneira é o que tem movido o trabalho da Promaflex durante os 33 anos de história. Para estar na vanguarda de produtos que se tornaram referência na indústria, a empresa tem inovado em processos que impactam os mercados atendidos, pautada pela inovação que começa internamente em sua própria gestão.
Segundo Cristiano Martins, gerente industrial da Promaflex, este ano serão implementadas diversas inovações em processos na companhia. “Aproveitamos o período de pandemia para rever nosso modus operandi em diversos departamentos. Temos diversas metas embasadas aos novos conceitos, sendo as principais relacionadas à gestão de pessoas, como treinamentos, formação de colaboradores, assim como integração que propicia trocas de ideias, entre outras”, afirma.
Para Martins, a inovação nos processos voltados à gestão corrobora diretamente com a qualidade e melhoria contínua nos produtos. “Este é nosso propósito, pois pessoas motivadas e empenhadas acabam tendo olhares diferentes sobre tudo, afinal, são elas que tomam as decisões dentro da companhia”, finaliza.