Blog da Proma
Engenheiro de Produção: por que ele é essencial para a eficácia das empresas?
Neste 17 de dezembro, Dia do Engenheiro de Produção, cabe enfatizar a importância desse profissional como personagem imprescindível na eficácia de processos e no sucesso das empresas como um todo.
Para isso, preparamos este pequeno artigo com a participação de especialistas e profissionais do setor, que nos ajudam a decifrar melhor o papel indiscutível da profissão e seus respectivos benefícios nos negócios hoje.
Boa leitura!
Quem é o Engenheiro de Produção e qual o seu papel nas empresas?
Segundo Max Filipe, professor-doutor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Engenheiro de Produção é aquele que cria, gerencia e implementa processos industriais ou de serviços nas empresas.
Ele também é capaz de analisar a viabilidade técnica, econômica e até mesmo ambiental desses projetos.
Além disso, o docente explica que a atuação do engenheiro de produção não se limita à indústria, podendo se estender também às áreas de qualidade, logística, processos, planejamento e gestão de serviços, inclusive em organizações como hospitais e hotéis.
E em casos mais específicos – mas não tão raros -, o profissional da engenharia de produção ainda pode atuar nos campos das finanças, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos, no agro e em outros diversos segmentos em que haja necessidade de padronizar processos.
Engenharia de produção: uma área em constante evolução!
Para os estudantes que pensam em adotar a profissão de engenheiro de produção, Max Filipe aconselha que busquem conhecê-la melhor e que se atentem às oportunidades:
“É uma área da engenharia muito versátil, que proporciona transitar em qualquer setor, além de apresentar elevada empregabilidade e escopo de atuação” – ressalta o especialista.
Em seguida, ele ainda enumera as habilidades essenciais esperadas de um bom engenheiro de produção:
“Capacidade analítica, raciocínio lógico e, com certeza, bom relacionamento interpessoal, porque sempre trabalhará em equipe e provavelmente chegará ao nível de gerir pessoas” – Finaliza Max Filipe.
Quais os principais desafios e expectativas na área da engenharia de produção?
Para responder a esta questão, quem nos ajuda é Luiz Daniele, engenheiro de produção e Gestor de Operações na empresa Tecnoperfil Plásticos.
Ele acrescenta que o grande desafio da profissão hoje é promover a comunicação e o engajamento dos recursos humanos nos processos de mudança.
“Os profissionais da engenharia de produção, em grande parte envolvidos em projetos vultosos, precisam ter essa habilidade, para explicar às pessoas como serão impactadas, justificando, desafios, benefícios e etapas da transformação” – acentua.
Sobre as perspectivas que estão surgindo na área, Luiz Daniele referenda o que explicou o professor Max Filipe sobre o amplo espectro de atuação do engenheiro de produção.
“Uma grande oportunidade neste momento refere-se à busca do profissional, além dos ganhos de produtividade, pela eficiência na agenda da governança ambiental, social e corporativa (ESG)” – salienta o especialista.
Para finalizar, Luiz Daniele ainda destaca o papel das inovações, como a internet das coisas e o desenvolvimento das inteligências artificiais, que, cedo ou tarde, permearão o ambiente produtivo no campo da engenharia de produção:
“É imprescindível que o engenheiro de produção esteja atualizado com essas tecnologias” – conclui.
Além de Luiz, Ana Carolina Gonçalves Parra, engenheira de produção da Raia Drogasil, contribui destacando que os profissionais da área têm uma visão estratégica e sistêmica de toda a empresa.
Assim, segundo a especialista, o profissional deve ter um olhar estruturado de todos os processos e uma alta capacidade de resolução de problemas.
“Com essas competências, sabemos identificar e diagnosticar pontos de ineficiência, desperdícios, baixa produtividade e gargalos, atuando diretamente nesses problemas para melhorar o desempenho e reduzir custos” – frisa.
A engenheira de produção ainda complementa:
“Atuamos como articuladores entre diversas áreas, numa atividade fundamental para a execução de qualquer projeto. Com uma visão mais generalista, sabemos coordenar e direcionar o trabalho de cada setor e profissional e, assim, extrair o melhor da equipe.
Assim, cada pessoa contribui com seu campo mais específico de conhecimento e o engenheiro de produção coordena, lidera e junta todas essas visões na melhor solução sistêmica” – conclui Ana Carolina.
Enfim, estes são alguns fatores e aspectos que colocam o engenheiro de produção em um papel fundamental dentro das empresas e que os tornam personagens indispensáveis para o sucesso e eficiência de processos e projetos.
Por isso, nossa admiração, respeito e uma singela homenagem ao Dia do Engenheiro de Produção.
Acompanhe nosso blog para mais novidades!
Imagens: divulgação