Blog da Proma
Qualidade e excelência são essenciais para a competitividade da indústria do plástico
A qualidade e a busca pela excelência em processos e produtos são essenciais hoje para qualquer setor industrial. E isso não seria diferente com a indústria do plástico, conhecida por ser fortemente competitiva em termos globais e com alto nível de exigência por parte dos clientes.
Neste 20 de janeiro, Dia da Qualidade, falamos sobre como o conhecimento e o controle desses processos ajudam a tornar um negócio confiável e eficaz, assegurando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a eficiência operacional na fabricação e a durabilidade dos produtos.
Assim, para nos aprofundarmos nesse tema tão fundamental para o desenvolvimento da indústria do plástico, conversamos com Jonata Muniz, coordenador de Qualidade da Promaflex.
Boa leitura!
Padrões de qualidade devem estar presentes em todas as fases da produção
A implementação de padrões de qualidade na indústria do plástico se estende a todas as fases da fabricação, desde a seleção das matérias-primas até a formulação, moldagem e, inclusive, o descarte responsável.
Mais do que reduzir desperdícios e custos, essa atitude promove práticas sustentáveis, alinhando a indústria às crescentes demandas por responsabilidade ambiental, como ocorre com a Promaflex, líder na América Latina em filmes plásticos de proteção e superfície.
Para se ter uma ideia melhor, hoje, a empresa recicla quase a totalidade dos seus resíduos industriais. Isso significa que quase 80% são reutilizados na cadeia de produção e o restante são comercializados.
Como a busca por qualidade pode contribuir para a inovação do negócio?
A busca pela qualidade na indústria do plástico também está intimamente ligada à inovação.
Prova disso é que os constantes investimentos em pesquisa e tecnologia têm permitido a criação de produtos mais duráveis, leves, recicláveis e adaptáveis a diversas aplicações.
Dessa forma, a qualidade impulsiona a busca por novas soluções, abrindo portas para materiais mais eficientes e ambientalmente amigáveis.
Qualidade na indústria do plástico: um diferencial em escala global!
Vale destacar que a competitividade no mercado global exige que a indústria do plástico destaque-se pela quantidade e, principalmente, pela qualidade dos itens que fabrica.
Além disso, os clientes cada vez mais exigentes buscam produtos mais acessíveis e com materiais confiáveis e seguros.
Portanto, a qualidade torna-se um diferencial competitivo, que não apenas atrai, mas também retém clientes, estabelecendo relações de confiança a longo prazo.
Conheça a seguir alguns itens essenciais para assegurar a qualidade na indústria do plástico:
- Matérias-primas de alta qualidade.
- Monitoramento rigoroso dos parâmetros de fabricação.
- Utilização de tecnologias avançadas para controlar temperatura, pressão e tempo de processamento.
- Desenvolvimento de produtos com foco na eficiência, durabilidade e segurança.
- Prototipagem e testes para validar o design antes da produção em larga escala.
- Adesão a regulamentações e normas da indústria.
- Certificações de qualidade e conformidade, como ISO 9001.
- Implementação de processos de inspeção rigorosos em todas as fases da produção.
- Uso de equipamentos de medição de alta precisão.
- Verificação das dimensões e tolerâncias dos produtos.
- Testes de resistência mecânica, térmica e química.
- Garantia de que os produtos atendam aos requisitos de durabilidade esperados.
- Consideração de práticas sustentáveis na escolha de materiais e processos.
- Adoção de métodos de reciclagem e redução do impacto ambiental.
- Implementação de sistemas que permitem rastrear matérias-primas, processos e produtos.
- Capacitação e valorização constante dos colaboradores em práticas de fabricação e controle de qualidade.
- Incentivo à cultura da qualidade em todos os níveis da organização.
- Estabelecimento de canais de comunicação para feedback do cliente.
- Resolução eficiente de reclamações e garantia de satisfação do cliente.
- Estímulo à inovação no desenvolvimento de novos produtos e processos.
- Adoção de práticas de melhoria contínua para otimização de eficiência e qualidade
ISO 9001 na indústria plástica: garantia de qualidade!
A ISO (International Organization for Standardization) 9001 é a norma responsável por dispor sobre o sistema de gestão de qualidade mais usada do mundo.
Dessa forma, se uma empresa e/ou produto conquistarem e mantiverem tal certificação, significa que a sua fabricação recebeu o certificado ISO de qualidade.
Nesse sentido, a Promaflex, por exemplo, utiliza a norma desde 1998! No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável por recepcionar e aprovar as normas ISO em território nacional.
Em outras palavras, as empresas certificadas com a ISO 9001 carregam um verdadeiro “diploma” de excelência, que representa significativo diferencial competitivo no mercado e é fator importante para fidelizar e conquistar clientes.
Visto isso, podemos afirmar que a qualidade dos produtos da Promaflex é garantida por rígidos padrões operacionais da produção, assegurando a conformidade com as melhores práticas globais.
Conheça as múltiplas vantagens da certificação pela ISO 9001 são as seguintes:
- Redução de custos.
- Redução de desperdícios.
- Identificação de problemas nos processos.
- Fidelização de clientes.
- Melhor organização interna.
- Otimização de processos.
- Reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho.
- Melhoria no relacionamento entre a empresa e seus clientes, devido à satisfação com os padrões de qualidade dos produtos.
- Desenvolvimento dos colaboradores, pois todos devem aprimorar-se sempre para atender aos requisitos de excelência da norma.
- Padrões estabelecidos pela norma favorecem a busca pela qualidade total.
Excelência e qualidade na Promaflex: fator de confiança para o mercado do plástico!
Jonata Muniz é o coordenador de Qualidade na Promaflex há 13 anos e tem acompanhado a evolução constante da empresa nesse setor.
Segundo ele, os altos padrões de excelência têm sido um diferencial na relação da companhia com o exigente mercado de filmes plásticos de proteção.
“Seguindo a diretriz da alta direção da Promaflex, os rígidos processos de qualidade estão presentes em toda a cadeia de produção e, inclusive, no pós-venda. Por isso, conquistamos a confiança do mercado”, ressalta.
O profissional salienta ainda que a companhia visa, sobretudo, à satisfação dos clientes, entregando soluções adequadas e customizadas. “Não é o cliente que se adequa ao nosso produto, mas o contrário. A Promaflex desenvolve soluções específicas para resolver os problemas de cada cliente”, detalha.
Por fim, Muniz destaca que, para chegar a esses resultados, a Promaflex investe fortemente em inovação e na qualificação dos colaboradores. Possui, ainda, um moderno laboratório, no qual são desenvolvidas novas tecnologias e produtos.
O coordenador acrescenta que a empresa adota as mais rígidas padronizações internacionais. “A Promaflex não conquistou a ISO 9001 para colocar um certificado na parede e, sim, para implementar, em todos os segmentos da empresa, a norma de gestão de qualidade”, finaliza.
Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre a importância dos padrões de qualidade na indústria do plástico e como a Promaflex se destaca no mercado nacional, investindo em inovação e aplicando padrões de níveis internacionais na fabricação de seus produtos.
Conheça mais as nossas soluções em www.promaflex.com.br.
Imagens: divulgação