Blog da Proma
Tendências e inovações na indústria automobilística
A indústria automobilística brasileira, assim como a de todo o mundo, conviveu com grandes oscilações nesses últimos anos, especialmente em função da pandemia que acabou causando muitos problemas para todos os setores econômicos.
No entanto, o que se observa são ações que demonstram o interesse de grandes montadoras confirmarem a sua presença em nosso país e outras que continuam investindo e acreditando no potencial tupiniquim.
Só para se ter ideia, de acordo com os anúncios realizados por grandes corporações internacionais, as montadoras programam investir no Brasil até o ano de 2032 a incrível soma de R$61 bilhões.
Isso significa ampliação de fábricas e a implantação das novas tecnologias que começam a ganhar espaço em todo o mundo.
Neste post, apresentaremos as tendências e inovações na indústria automobilística brasileira. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
A indústria automobilística no Brasil
A indústria automobilística no Brasil se faz presente com alguns polos estrategicamente instalados, localizados nos estados de:
- São Paulo,
- Rio de Janeiro,
- Minas Gerais,
- Paraná,
- Santa Catarina,
- Rio Grande do Sul,
- Bahia,
- Goiás,
- Amazonas.
Possuindo uma participação significativa no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, um dos fatos que chama a atenção é que a produção de veículos tem um efeito multiplicador na economia.
Isso significa que outros setores ligados a essa indústria também crescem, como é o caso das autopeças, redes de distribuição, transporte de veículos e outros serviços correlatos.
Tendências e inovações na indústria automobilística
Com relação às tendências e inovações na indústria automobilística, é perceptível o avanço na produção dos carros elétricos, especialmente em função da transição energética que prevê a diminuição do uso de combustíveis fósseis e migração para a energia renovável.
Os automóveis autônomos também merecem destaque, ainda que os projetos ainda estejam em níveis laboratoriais.
Veículos guiados por computadores, em curto espaço de tempo, farão parte do futuro da humanidade, o que faz com que Tesla, Uber e Google estejam investindo grandes somas e desenvolvendo propostas e projetos nesse setor.
Outro fato que merece a atenção é o uso da inteligência artificial (IA) nessa indústria, onde os carros inteligentes passam a identificar as preferências do seu condutor, ajustando, por exemplo, a sintonia do rádio ou enviando mensagens que lembram os compromissos assumidos.
Também no chão de fábrica a IA ganha espaço, onde peças que possuam pequenos problemas possam imediatamente ser identificadas e substituídas, melhorando a segurança e diminuindo custos futuros de manutenção, como o recall.
Por fim, as empresas estão cada vez mais conectadas, o que significa uma integração entre fornecedores, prestadores de serviços, concessionárias e até mesmo os clientes que utilizam os veículos no seu dia a dia.
A tecnologia facilita processos, possibilita a comunicação de qualidade e colabora com todos os envolvidos com a indústria automobilística.
Promaflex: proteção contra danos na fabricação e transporte de veículos
A Promaflex oferece soluções e participa efetivamente dessa indústria, oferecendo o filme de proteção que garante qualidade e evita danos na superfície externa dos veículos produzidos.
Trata-se de um protetor produzido em poliolefínico branco de alta adesão e baixo tack que evita possíveis danos nas superfícies externas de veículos e peças.
Em forma de autoadesivo, esse filme é de fácil aplicação, possuindo uma alta resistência ao cisalhamento, oferecendo durabilidade sem deixar resíduos quando de sua retirada.
Trata-se, portanto, de uma tecnologia que deve ser utilizada tanto na fabricação e montagem, como também nos processos de entrega dos veículos às concessionárias e consequentemente aos seus clientes finais.
Agora que você sabe mais sobre as tendências e inovações na indústria automobilística, conheça também as demais soluções desenvolvidas pela Promaflex, uma empresa que há mais de 35 anos oferece produtos inovadores, seguros e de alta tecnologia para o mercado!
(Imagens: divulgação)