Blog da Proma
Como garantir a segurança e proteção durante o transporte de vidros?
O transporte de vidros é uma tarefa que exige todo cuidado e atenção, uma vez que qualquer falha pode comprometer a estrutura da peça, causando prejuízos à operação e acidentes envolvendo as pessoas que respondem pela logística desses produtos.
Por ser um produto frágil, os cuidados precisam estar voltados também para a:
- movimentação,
- estocagem,
- instalação.
Esse material possui uma excelente aceitação no mercado, uma vez que, além da beleza e design moderno, trata-se de um produto 100% reciclável.
Isso significa que 1 tonelada de vidro pode ser transformada em outra tonelada deste item sem que ocorram perdas. Além disso, essa ação contribui para a sustentabilidade do planeta, pois o processo de reciclagem desse material é muito simples e barato.
Hoje, apresentaremos as melhores práticas para garantir a segurança e proteção durante o transporte de vidro. Leia e confira detalhes!
Os desafios no manuseio e transporte de vidros
O transporte de vidros é um desafio, uma vez que qualquer descuido pode causar danos irreparáveis ao produto.
A consequência disso é o prejuízo que terá que ser assumido pela empresa fornecedora, onde um novo lote terá que substituir aquele danificado, além, é claro, da insatisfação do cliente que precisará aguardar o processo de fabricação e a nova entrega.
Todo o processo de produção e logística que envolve os vidros precisa ser acompanhado de cuidados específicos e práticas que assegurem a integridade do material durante todo o percurso, envolvendo o depósito do fornecedor e a entrega ao cliente.
Boas práticas para garantir a segurança no processo de transporte de vidros
As boas práticas para o manuseio e transporte de vidros se iniciam com a estocagem e só terminam com a instalação desse material.
No processo de armazenagem, os vidros precisam permanecer no ângulo de 4 ou 6 graus e as hastes das peças precisam estar protegidas. É fundamental o uso de materiais apropriados que servem como espaçadores, evitando o atrito entre os materiais.
Os equipamentos para o manuseio desses materiais são indispensáveis, portanto, é necessária a utilização de:
- cinta de aço,
- balancete.
A amarração das peças é outro fator a ser trabalhado, quando as escoras frontais dos veículos servem para garantir a qualidade no transporte.
Encostos de ferros também garantem firmeza aos produtos nos casos de manobras ou movimentos bruscos.
Por fim, no processo envolvendo o transporte, a ordem da colocação das peças influência no deslocamento dos materiais, portanto, devem ser acondicionados segundo o tamanho, obedecendo sempre à ordem do maior para o menor.
Linha PAB e Promanta Adesiva: as soluções que garantem a proteção completa dos vidros
Existem soluções que fazem toda a diferença na armazenagem, manuseio e transporte de vidros.
Trata-se de películas de proteção temporárias que servem para proteger os materiais, desde o momento em que são fabricados até a efetiva entrega ao cliente para que o processo de instalação ocorra.
A Linha PAB é um filme de proteção de chapa com adesivo acrílico, elaborados com propriedades especiais e ideal para a proteção temporária de:
- chapas de acrílico,
- chapas de policarbonato,
- chapas pré-pintadas,
- chapas de vidro,
- telhas térmicas,
- fibra de vidro e SAM,
- vidros blindados e jateados,
- frisos, lanternas, para-choques e carpetes,
- alumínio zincado, anodizado e pintado,
- injetados de alto brilho (High Gloss),
- injetados black piano,
- ABS,
- acrílico PC.
Outra excelente opção é a Promanta Adesiva, uma manta que pode ser utilizada em chapas de MDF e MDP.
Ela fornece uma camada de proteção mecânica para o transporte e instalação desse tipo de peça.
Como diferencial, podemos citar a facilidade na aplicação, já que o material é autoadesivo.
Para conhecer mais a respeito desses produtos e garantir a segurança e proteção durante o transporte de vidros, acesse nosso site, entre em contato e conheça as soluções Promaflex!
(Imagens: divulgação)