Blog da Proma
Mármore sintético: uma tendência e oportunidade de mercado
Uma nova tendência e uma grande oportunidade de mercado envolve a fabricação e comercialização do mármore sintético.
O uso do mármore na decoração e construção é atemporal, ou seja, não sai de moda e é sempre apreciado por todos, afinal, trata-se de produtos requintados, sendo o símbolo de luxo e elegância.
No entanto, com o avanço da tecnologia, tornou-se possível o desenvolvimento sintético desse material.
A partir da combinação com a calcita e a dolomita, quando preparado com resinas de poliéster e pigmentos em um processo de vibrocompressão, surge o mármore sintético, um produto que ganha cada vez mais espaço no mercado.
Deseja conhecer detalhes a esse respeito? Continue lendo nosso post e confira!
Diferenças entre o mármore sintético e natural
O mármore natural nada mais é do que uma pedra extraída de uma rocha metamórfica, possuindo a cor e textura segundo o local de onde é retirada.
Possui também uma superfície porosa, situação que os leva a sofrerem desgastes com maior facilidade. Como são retiradas da natureza, não possuem uma aparência homogênea e perfeita, no entanto, são belíssimas e bastante aceitas pelo mercado.
O mármore sintético, por sua vez, passa por um processo de industrialização, onde são, em geral, compostos por rochas misturadas com outras partículas.
A partir da tecnologia aplicada nesse material, elas se tornam mais resistentes a:
- manchas,
- riscos,
- impactos.
Sua constituição faz com que os produtos sintéticos sejam mais duráveis do que os naturais, por isso são recomendados para ambientes que tenham contato com a água, uma vez que possuem uma baixa absorção de líquidos, pois são menos porosos.
Quanto à estética, eles podem ser projetados com uma aparência padrão, possuindo cores e texturas uniformes.
Diante de todas essas diferenças e possibilidades que o mármore sintético oferece, outro importante fator chama a atenção do consumidor: o preço.
Mesmo com o processo de industrialização que o sintético passa, ainda assim os custos são menores do que os que envolvem a transformação das rochas naturais em produtos a serem oferecidos ao mercado, fazendo-se necessário:
- mineração,
- corte,
- polimento.
Mármore sintético como tendência
A popularidade crescente no uso do mármore sintético vem sendo percebida pelo mercado, onde, no transcorrer de 2024, nota-se uma procura cada vez maior por esses materiais.
Em termos de aplicações, esse produto vem sendo o preferido do consumidor para situações que envolvem:
- bancadas,
- superfícies de mesas e móveis,
- tampos de armários,
- áreas úmidas, como banheiros, cozinha e áreas externas.
Isso porque, além do material ser mais resistente, a manutenção é mais simples e fácil de ser realizada, já que a atenção deve ser voltada ao não uso de materiais abrasivos para realizar a limpeza, portanto, recomenda-se a utilização de escovas macias e produtos com pH neutro.
Outro fato interessante é que o acabamento sintético acaba tendo resultados melhores, pois é possível optar por materiais brilhantes que enriquecem os ambientes.
Em casos envolvendo derramamento de líquido sobre a superfície, basta apenas secar o objeto. Desse modo, um simples polimento é suficiente para que o móvel ou local volte a brilhar.
Por fim, sua instalação é fácil e rápida, uma vez que ajustes podem ser feitos no próprio local.
Proteção para o material
Independente do uso do mármore sintético ou natural, o fato é que ambos precisam de proteção para aumentar a sua durabilidade.
Para isso, você pode contar com as soluções da Promaflex.
O Filme Colorido para Louça Sanitária é ideal para proteger o material na indústria, evitando quebras, rachaduras e outros sinistros.
E para proteção em obra, temos o Probancada, um filme autoadesivo especialmente desenvolvido para a proteção de bancadas de mármores, granitos e de outros tipos de pedras (sob consulta).
Além disso, a solução também pode ser utilizada para a vedação de cubas durante a instalação. Ela possui uma excelente resistência aos processos de pintura e na aplicação de gesso nos ambientes, sem qualquer risco para as superfícies.
Em obras envolvendo mármore sintético ou natural, o melhor caminho é contar com as soluções da Promaflex, uma empresa especializada no assunto e pronta para atender a sua demanda!
(Imagens: divulgação)